EMPRESA SUECA CRIA SCANIA R650 COM CABINE DUPLA

17/11/2021

Alguns tipos de operações com caminhões precisam de mais pessoas dentro da cabine, além do motorista. Para muitos mercados, são oferecidas variações de fábrica dos caminhões produzidos por diversas montadoras.

 

No caso da Scania, é oferecido o modelo P com a cabine chamada de CrewCab, uma versão que parece que duas cabines foram colocadas juntas. São quatro portas e espaço para até seis pessoas, com facilidade de movimentação interna.

Apesar da diferença para o modelo rodoviário normal, essas cabines maiores oferecem o mesmo padrão de segurança e itens de acabamento interno, mantendo o padrão premium oferecido pela montadora.

Uma empresa que trabalha em conjunto com a Scania nesse tipo de conversão é a Laxå Special Vehicles, também da Suécia. Nesta semana, a empresa anunciou um modelo até então inédito para operação como veículo de resgate.

Um Scania R650 8×4 com motor V8 de 16 litros recebeu a cabine dupla, em configuração semelhante ao modelo P, que será usado como caminhão de bombeiros na China. O destino final do veículo não foi informado.

Além da ampliação da cabine, a empresa também é responsável pela criação de todo o interior do veículo. São usadas duas portas originais do modelo R para a extensão da cabine, que perde os retrovisores, e, entre as portas é colocada uma nova chapa de aço, mantendo o padrão original da cabine normal.

O teto também é esticado. Entre as rodas dianteiras, já que esse é um modelo 8×4, são colocados novos degraus para acesso da tripulação. O implemento que será instalado deve ser do tipo auto-bomba. A China está adquirindo caminhões de bombeiros cada vez maiores e mais potentes, visando atendimento rápido para qualquer tipo de emergência, e vê nos caminhões Scania uma das melhores escolhas, devido à facilidade e quantidade de opções para para personalização.

Laxå Special Vehicles

Além dos caminhões de bombeiros com cabine dupla, a Laxå Special Vehicles é a responsável pela modificação de caminhões Scania com cabine L e também modelos voltados a operações pesadas, 8×4, onde os tanques de combustível e de ar precisam ser movidos para a parte traseira da cabine.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

 

fonte: https://blogdocaminhoneiro.com/2021/11/empresa-sueca-cria-scania-r650-com-cabine-dupla/