VOLVO DESENVOLVE NOVA TECNOLOGIA DE SEGURANÇA PARA PEDESTRES E CICLISTAS

02/06/2022

Os caminhões Volvo vão receber uma nova tecnologia de segurança, que detecta outros usuários das estradas que estejam posicionados nos postos cegos do caminhão.

O novo sistema conta com um radar duplo em cada lado do caminhão, que detecta quando outros usuários da estrada, por exemplo, ciclistas, entram na área de risco.

"Um acidente pode acontecer em uma fração de segundo. Nossa extensa pesquisa de acidentes é baseada em décadas de estudo de situações da vida real, e esse novo sistema de segurança ajuda o motorista a evitar possíveis colisões”, diz Anna Wrige Berling, Diretora de Segurança de Tráfego e Produto da Volvo Trucks.

Batizado de Side Collision Avoidance Support, o sistema informa o motorista por meio de uma luz vermelha no espelho retrovisor do lado em que o pedestre estiver. Caso o motorista indique uma mudança de faixa ativando o pisca do veículo, a luz vermelha começa a piscar e um som de aviso é emitido do lado da possível colisão. O motorista é alertado e pode frear o caminhão, permitindo, por exemplo, a passagem de um ciclista.

“Na Volvo Trucks, nossa visão de longo prazo é zero acidentes e a segurança está no centro de tudo o que fazemos. Este novo sistema é outro exemplo de nossos esforços para atingir esses objetivos”, conclui Anna Wrige.

O novo sistema estará disponível em todos os mercado que a Volvo atua, para os modelos Volvo FH, FM e FMX a diesel, a gás ou elétricos, a partir de setembro deste ano. Os modelos Volvo FL e FE receberão o novo sistema de segurança em 2023.

 

fonte: Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro